A Lei Maria da Penha é a lei que pune a violência familiar e doméstica contra a mulher, pois todas as mulheres, independentemente da classe social, raça, etnia, cultura, nível educacional, religião, idade e orientação sexual, merecem respeito. Nenhuma mulher deve permitir ser agredida por um homem, seja ele seu marido, namorado ou até mesmo um desconhecido. A origem do nome desta lei foi dada em homenagem a uma mulher guerreira, Maria da Penha Maia Fernandes, que conseguiu denunciar o seu ex-marido, Professor Universitário Marco Antônio Herredia, somente após 19 anos e 6 meses. Marco teve de pagar sua punição por ter tentado matá-la duas vezes, na primeira ele deu um tiro em Maria e ela acabou ficando paraplégica, já na segunda vez, em 1983, tentou eletrocutá-la, a investigação começou no mesmo ano, mas só em setembro de 1984 a denúncia foi apresentada ao Ministério Público Estadual, Marco Antônio teve sua condenação decretada por oito anos de prisão, mas recorreu para não ficar esse tempo todo preso, começou sua pena no dia 28 de Outubro de 2002 e cumpriu somente dois anos, hoje está em liberdade. Esta Lei n.º11.340 foi sancionada pelo Presidente Lula no dia 7 de agosto de 2006, e foi uma nova esperança que surgiu para todas as mulheres que passam por isso e por medo nunca denunciaram os seus maridos ou qualquer homem que seja. Todas as mulheres devem seguir o exemplo de Maria e não ter medo deve-se fazer uso da lei e denunciar, mostrando realmente para os homens e para a sociedade que a cada dia que passa as mulheres conquistam mais o seu espaço, tanto no mercado de trabalho, como também na vida amorosa.
Hoje os homens se espantam em ver como as mulheres estão independentes deles, diferente de antigamente, e hoje são capazes de conquistar o mercado de trabalho com igualdade. Outro exemplo que acompanhamos nas últimas semanas foi o caso da atriz Luana Piovani com o ex-noivo, o ator Dado Dolabella, que foi acusado por ter agredido a atriz em uma boate, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde câmeras do local mostram Luana caindo no chão durante uma briga com Dado no dia 23 de Outubro. O ator foi indiciado por lesão corporal leve, que já faz parte da Lei Maria da Penha e se for condenado pegará de três meses a três anos de prisão, o laudo do exame de corpo de delito do IML Instituto Médico Legal, confirmou no dia 5 de Novembro que realmente a atriz foi agredida e sofreu uma lesão leve.
Este é mais um caso que serve de exemplo para todas as mulheres que sentem vergonha de sua situação verem que não acontece só com mulheres anônimas e também no meio da fama, e que muitas vezes elas, as mulheres dos famosos, fazem a denúncia contra eles, afinal não é porque são homens famosos que não serão punidos por suas agressões.
Então é preciso que as mulheres se unam lutem contra essas agressões que sofrem, seja ela verbalmente ou fisicamente, o dever dos homens e de todos os seres humanos é respeitar o próximo sem humilhar ou agredir alguém.
Mayra Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário