sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mulheres: Chefes no trabalho e na família


Hoje em dia cresce o número de mulheres que são chefes de família, participam do mercado de trabalho e ainda são as principais responsáveis por tarefas como cuidar da casa, dos filhos, dos idosos, da manutenção da família e de todas as atividades relacionadas com os afazeres domésticos.

Atualmente não há profissão que nós mulheres não possamos exercer, hoje nós somos mecânicas, advogadas, jornalistas, bombeiras, estamos presentes em quase todas as profissões e empresas, mas infelizmente estamos longe da igualdade salarial se compararmos aos homens que estão nessas profissões a muito mais tempo.

Quando uma mulher assume um cargo de chefe ai começa um drama, porque os homens, por mais que alguns sejam liberais e entendam o mundo em que estamos vivendo, não estão acostumados a serem comandados por mulheres, pois a visão que eles têm é ainda daquela figura frágil e doce, ou seja, de mãe submissa que fica em casa cuidando dos afazeres domésticos e dos filhos.

Os homens estão começando a se acostumar com essa inversão de papéis, alguns até já assumem ou dividem o cargo antes ocupado somente por mulheres, o de ficar em casa cuidando dos filhos das tarefas domésticas, mas ainda são poucos que concordam com essa atual situação.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, em 2007, 50,5% dos homens que trabalham fora afirmaram cuidar dos afazeres domésticos, contra 89,6% das mulheres que trabalham fora e cuidam da parte doméstica.

Nós mulheres ainda temos muito a conquistar, mas com todo o nosso rebolado, jeitinho meigo e competente, com certeza chegaremos muito longe e então a desigualdade entre homens e mulheres, marte e vênus, não existirá porque nós deixaremos de ser apenas um sexo frágil.



Thais Ernandes

4 comentários:

Unknown disse...

Poxa meninas pegarão pesado agora,não iria comentar nada ...
Nossa isso deixo claro que homen não serve mais para nada ...
Mais tudo bem,visão de vcs e respeito ...
Os outros ficarão maravilhosos...
Mais esse aki fico agressivo com sexo masculino ...
Ass:Oswaldo Oliveira
Amigo :Eve Jardim

Evelyn Jardim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evelyn Jardim disse...

Oi Oswaldo eu gostaria de fazer um comentário sobre o seu comentário, rsrs. Lindo, em primeiro lugar, não fui a jornalista quem escreveu esta matéria mas assinaria, com toda a certeza, pois concordo com tudo que a minha amiga e jornalista Thaís Ernades disse. Compartilho da mesma idéia, referente ao texto em questão e ao tema geral de homens e mulheres, tanto que nós duas com mais três amigas resolvemos dizer um basta para o que está errado. Tenho até mais motivos do que elas todas juntas para lascar o pau em cima do sexo masculino, geralmente fazemos isso quando a questão vira para o lado pessoal. Mas também gostaria de aproveitar para dizer para todas as minhas companheiras que você só discordou disso porque você tem alma feminina, veja bem, não estou te chamando de gay, ao contrário, você é um homem maravilhoso que eu amo muito e sei do tamanho da sua bondade e pureza. Você é um homem com coração, nada mais lindo do que isso.
Espero que todas as pessoas que lerem o nossos textos consigam utilizar dois olhares para compreender os temas debatidos.

Beijos para todos, em especial parao Oswaldo, leitor e amigo!

Dá um abraço? disse...

É verdade,e infelizmente,ainda há mto preconceito,não só por parte dos homens,mas de mtas mulheres tb.Tenho uma conhecida de uns 50 anos,e ela diz q a mulher tem q cuidar da casa,dos filhos e do marido,e q o homem tem q impor seu lugar.É lamentável ter q ouvir uma coisa dessa de uma mulher.Acho q isso se deve tb ao jeito q as pessoas eram criadas antigamente.
Beijo!