quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ética: um ato que deve ser praticado


No dicionário a palavra ética é originada do grego ethos, modo de ser, caráter de um indivíduo da sociedade, já na filosofia ela é explicada como o que é bom para a sociedade e seu estudo serve como base para vivermos em harmonia.

Mas será que a ética é somente uma palavra presente no dicionário ou em estudos filosóficos que não funciona na prática, ou será que a utilizamos na nossa sociedade atualmente?

Infelizmente hoje em dia a ética não está presente no pensamento e nos atos de algumas pessoas, para alguns ser ético é ter “status”, dinheiro e muito sucesso sem pensar nas conseqüências que eles possam causar para o próximo.

Muitas vezes ouvi dizer, principalmente dos mais antigos, que a sociedade perdeu a sua moral, a sua ética verdadeira porque ninguém mais pensa em ajudar ao próximo e sim só pensam no seu bem.

Hoje em dia se fala muito de ética no trabalho, ética familiar, ética na política, ou seja, a palavra ética virou um conjunto de normas para cada área da sociedade, e não é assim que ela deve ser vista porque muitas vezes o que é ético para mim não é ético para outras pessoas. Um exemplo atual é o horário político, os candidatos se atacam verbalmente, dizem coisas absurdas que todos percebemos que não é ético, porque é uma falta de respeito principalmente com a sociedade, mas talvez para os políticos isso seja uma forma de ética.

Se deixarmos a globalização e o crescimento rápido das cidades influenciar em nossos valores, nossa moral e o respeito que temos pelo próximo é porque esquecemos de praticar a ética.Por isso a ética é algo que tem que partir de todos, ela tem que estar na consciência de cada pessoa, para que assim a moral, os nossos valores e o respeito que tenho pelo próximo não se percam.

Thais Ernandes

Um comentário:

Leo Curcino disse...

bem bacana o blog. parabens às 5. :)