terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A origem da fábrica de sonhos


Quando se fala de Brasil, em qualquer lugar do mundo, a primeira idéia que as pessoas têm é de samba, futebol, mulheres bonitas e carnaval.

A festa cultural que passou a ser conhecida mundialmente como festa típica e folclórica da cultura brasileira, a atual fábrica de sonhos com alegorias e efeitos especiais, é uma festa de origem européia que nascera pagã em 605 a.C..

Este movimento cultural existe há muito tempo, desde a antiguidade, e nasceu dos cultos à agricultura na Grécia, quando os homens celebravam a fertilidade e produtividade de seus solos e só em 590 d.C. é adotada e acolhida pela igreja católica e passa a ser uma festa Cristã.

A origem da palavra “Carnaval” vem do latim medieval carnem levare ou carnelevarium que significa abstinência de carne, e refere-se ao fato de que na véspera da quarta-feira de cinzas começava-se a abstinência de carne por quarenta dias até a Páscoa, a conhecida quarentena da igreja católica

A primeira concentração carnavalesca aconteceu no Egito, foi nesta época que surgiram as máscaras, pois os foliões se disfarçavam querendo simbolizar uma inexistência das classes sociais, eles dançavam e cantavam em torno de fogueiras.

Com o passar do tempo a tradição foi se espalhando, e a divulgação da festa com as divisões de classes sociais e a presença do poder fez com que o sexo e as bebidas se tornassem presentes no Carnaval.

A igreja católica condenava a festa por seu caráter pecaminoso, mas admitia que não pudesse mais ser proibida, pois as pessoas já estavam envolvidas. Tentava-se então, conter a libertinagem, porém a característica do Carnaval que mais se destacava era a da alegria, com os risos e as brincadeiras.

Em 1840 foi feito o primeiro registro de baile de Carnaval no Brasil, e se deu devido à chegada da coroa portuguesa neste solo. A diversão era feita com foliões jogando água uns nos outros nas ruas, já os escravos comemoravam o acontecimento se sujando com polvilho e farinha de trigo.
As datas da festa eram determinadas de acordo com o calendário Gregoriano, com uma mobilidade para não coincidir com a Páscoa católica, o domingo de Carnaval deve ser exatamente sete domingos antes do domingo de Páscoa.

Os bailes de Carnaval eram sofisticados e feitos no Rio de Janeiro em teatros e hotéis e curiosamente não se dançava o tradicional samba, mas sim polcas, mazurcas, valsas, schottische, o único ritmo nacional que se dançava era o maxixe.

Foi em 1855 que surgiram no Brasil os primeiros clubes carnavalescos que deram origem as atuais Escolas de Samba, a primeira delas foi fundada em 1928 no bairro do Estácio e se chamava Deixa Falar, no começo do século XX já existiam os blocos de rua e os cordões.

Foi então que de uma adaptação de música teatral francesa, o ator Correia Vasques, em 1869, deu origem a primeira música de carnaval que ficou conhecida como Zé Pereira, música que é cantada até os dias de hoje.

A atual forma de comemoração do movimento cultural que tomou conta do Brasil era, desde antigamente, ardorosamente defendida pelo Jornalista José de Alencar que escrevia uma coluna para o “Jornal Mercantil”, enquanto outros profissionais o jornalismo defendiam o carnaval das Máscaras que acontecia em Veneza para evitar a violência das ruas. Atualmente o Carnaval é celebrado todos os anos, assim como no passado, independente da classe social das pessoas todas vivem com muita intensidade está época do ano. A folia é comemorada no Brasil inteiro, dividida regionalmente e culturalmente. As principais formas de comemoração do carnaval são manifestadas por bailes de salão, nas batalhas de flores, nos corsos e desfiles de carros alegóricos, maracatus, cordões, blocos, ranchos, frevos, troças, afoxés e, finalmente, nas escolas de samba. E tanto nas comemorações nordestina como nos desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo o carnaval, a festa milionária, passou a ser mais democrático, mesmo porque, quem não tem dinheiro para participar diretamente da festa, pode acompanhar através dos meios de comunicação que abraçaram o movimento e acompanham todas as suas vertentes com muito afinco permitindo com que a população fique engajada a este movimento cultural.


Por Evelyn Jardim

2 comentários:

Unknown disse...

Todos têm nas mãos algo muito precioso que se desenrola no tempo"A Vida"...
Nossos dias sobre a Terra estão contados,por isso devemos investi-los da melhor forma.
Uma das boas maneiras foi indicada por "São Paulo"que disse:
-Enquanto temos tempo pratiquemos o bem para com todos...
É claro que o tempo deve ser bem aproveitado,mais isso não quer dizer que o homen não deva ter momentos de lazer e descontraeiação...
Tais momentos são necessarios.
O descanso é util para mente e para o corpo...
A distração não é um luxo mais uma nessecidade...
Sabe-se tbm que a festa,balada e o carnaval devem obedecer normas sadias...
A alegria deve ser cultivada com criterios...
Aquele que tem por base apenas motivos materias,como os prazeres de Drogas ilegais,bebida,sexo, avareza...
Terá uma alegria passageira,que hoje existe e amanha terminará...
O perigo do carnaval estáem que ele facilmente derruba a linha divisoria entre o racional e o animal entre a virtude e o vicio,aprovando as maiores barbaridades.Neste caso vencem os que não se espõem,os que sabem dizer não,os que ficam do lado da razão,mesmo que sejam pocos...
Isso foi relatado na minha opinião...
Agredeço o espaço rsrsrs
Com Amor para minha maravilhosa Eve Jardim deixo meu beijo....
Ass:Oswaldo Ferro

Unknown disse...

Meu deus!!!! estou sem palavras com tudo q vi e li aqui nesse blog, eu simplesmente amei!!!! voces todas estao de parabens!!!! 4 anos já se foram né?!?!?! e olha ai as Jornalistas que estao pra se formar e tenho certeza que voces podem muito mais, vao brilhar muito ainda!!! E não vem quere me corriji nao nesse texto pq ele é informal..e bla bla bla...haha...
enfim......PARABENS PRA TODAS VOCES..MORRO DE SAUDADES MESMO LONGE ASSIM VIU?!?!?! VOU ESTAR SEMPRE DE PERTO OU LONGE ACOMPANHANDO E TORCENDO POR VOCES MINHAS JORNALISTAS PREDILETAS!!!! SE CUIDEM
MUITO BOM O BLOG.... GOSTEI MUITO MESMO, PRINCIPAMENTE DO PROPOSITO NÉ?! DE MOSTRAR AOS HOMENS QUEM SOMOS =)