Academicamente são quatro anos de emoções, alegrias, pautas e para alguns, muita leitura, mas em geral o estudante de jornalismo vive os quatro anos da universidade esperando pela realização do sonho de poder trabalhar em uma redação. O problema é que não é tão simples assim. Os cursos de jornalismo passam a base necessária para o estudante buscar uma especificação na área que mais o agrada, seja em esporte, cultura, assessoria de imprensa ou no veículo de sua preferência, como rádio, televisão, impresso ou internet.
No último ano de faculdade o estudante é obrigado a optar por um tema que será defendido em seu trabalho de conclusão de curso, o chamado TCC, o problema é que 80% desses estudantes não têm a menor noção do que irão pesquisar e qual assunto será mais agradável a ser trabalhado e mais identificará o estudante durante esses suados dois semestres.
Talvez pela idade ou pela falta de conhecimentos gerais, alguns focas pensam em seus temas pela comodidade, utilizando trabalhos e idéias que são decorrentes do longo do curso. Eles apenas complementam e elaboram ali o seu TCC. Quando me refiro à idade, quero dizer que muitos daqueles que saíram do colégio e começaram a faculdade com 17 anos ainda têm dúvidas se estão fazendo o curso certo, que dirá sobre o tema de suas monografias.
Portanto, além de trabalhos acadêmicos e redes de relacionamentos, os meios de comunicação devem ser utilizados para pesquisas sobre atualidade e como fonte de sugestões de livros e materiais úteis para a vida do aluno,o futuro profissional e eterno pesquisador, porque quem trabalha com jornalismo trabalha diretamente com rede de pesquisas.
Nesta etapa surgem as mais variadas dúvidas, seguidas de certezas e depois de mais dúvida novamente, é dura a decisão, mas é normal passar por essa situação, afinal será um tema que o estudante irá respirá-lo e que poderá influenciar o resto de sua vida, pois se bem trabalhado, o TCC poderá trazer uma pós-graduação na área de estudo. É normal não saber por onde começar, não saber sobre o que falar e ter dúvidas entre temas parecidos ou de como abordar determinado assunto. O importante é escolher algo que traga, antes de qualquer coisa, satisfação ao pesquisador. O futuro jornalista tem de gostar da editoria escolhida e ter facilidade de abordagem, de quanto menos fonte o estudante depender, mais fácil será ter bons resultados em seu trabalho.
Seja em jornalismo ou em qualquer outro curso universitário, em grupo ou individual, o TCC deve ser bem pensado e elaborado. Antes de tudo o que o estudante precisa ter é paciência e equilíbrio para agüentar a pressão que o último ano trará. A força, a fé e a determinação mostrarão os caminhos para a decisão e a dedicação mostrará a porta para o mercado de trabalho após a conquista do sonhado e merecido diploma.
Por Evelyn Jardim
Um comentário:
Pois é, Evelyn. Somos todos ainda anões neste universo de possibilidades que é o ano conclusivo de nosso curso. Porém, como disse determinado escritor (que neste instante não me lembro o nome), um anão pode ver muito mais quando apoiado nos ombros de um gigante. Lembrando disso, sugiro um livro para leitura que me ajudou muito a esclarecer as questões do TCC e que, espero, possa ajudar muitas outras pessoas. "Como se faz uma tese" é do admirável (e gigante!) Umberto Eco. Tenho certeza que o apoio neste gigante dos pensamentos unido ao nosso jovem talento, fará com que tenhamos um futuro brilhante!
Um beijo!
Fàbia Zuanetti
Postar um comentário